quarta-feira, 15 de julho de 2015

Reunião com os alunos - Segundo semestre - Primeiro motivo

Mas o que? Uma reunião extraordinária e ainda no teatro?!
Não era de se esperar uma reunião geral com o diretor da escola no começo do segundo semestre do ano letivo. Estando presente os alunos do segundo e do terceiro ano, visto que o primeiro estava em prova, a reunião veio focar na formação de hábitos como citou o diretor, e a modalidade de atendimento alimentar como reforçou Leunice, a nutricionista geral do CAT.

Os alunos foram convocados por dois motivos, tal que o primeiro foi a respeito dos questionamentos sobre a merenda escolar, com o esclarecimento de dúvidas sobre a quantidade e qualidade da produção, além de outras questões interessantes sobre o porquê da proibição da ingestão de líquidos durante o almoço. E o segundo com o diretor para discutir problemáticas referentes a escola. Sendo assim, iremos dividir esse relato em duas partes, onde está primeira cobrira os acontecimentos referentes a merenda.

A nutricionista disse que a alimentação escolar é um serviço, e como um bom serviço essa alimentação deve ser saudável e segura para os seus clientes, no caso os alunos da escola. O cardápio da rede SESI é único, e deve seguir procedimentos e linhas gerais das sedes administrativas, sempre que possível fazendo adaptações locais em cada região para atender os alunos, e na falta de algum prato prescrito, ocorre uma substituição programada.

São servidos na unidade, lanches da manhã, almoços, lanches da tarde e a janta para o pessoal do esporte. Além de oferecerem uma dieta especial para aqueles que tiverem uma prescrição médica com restrição alimentícia, por parte do aluno.

Então a Leunice fez uma pergunta: "Vocês conhecem a cozinha?". E começou a mostrar como funcionava toda a repartição alimentícia do SESI, e também mostrou o refeitório claro, dizendo: "É aqui que vocês bem organizados vem pegar o lanche". Os estoques e o controle de qualidade também foram exibidos e explicados. A nutricionista falou sobre o registro da temperatura dos alimentos além da coleta de amostras em sacos plásticos que são congelados por três dias, para no caso de uma averiguação de qualidade se tenha provas dos alimentos consumidos.

Continuando com a apresentação das imagens, fora exibido os funcionários em seus postos de trabalho. E quando foi mostrado a foto de um deles, os alunos gritaram: "Olá é o tio!". E a nutricionista disse: "Eles nem conhecem o Reinaldo, né?". Então a apresentação entrou no seu ápice ao citar o desperdício de alimentos, e foram mostrado diversas imagens de lanches inteiros jogando no lixo.

Leunice mostrou dados referentes a fome no mundo e citou um fato curioso que mais de 7 milhões de brasileiros ainda passam fome no Brasil segundo a reportagem da revista VEJA SP - 18/12/2014, a pesar dos esforços do governo atual para erradicar esse problema. Outras amostras como da ONU que uma em cada oito pessoas no mundo passam fome, e que 280 a 290 crianças morriam de fome por dia no Brasil durante a gestão do governo FHC.

Todo o desperdício é registrado, e é enviado à sede, e com a exibição de um gráfico sobre os restos de ingestão, pode se notar uma leve tendência crescente no decorrer dos meses mostrados. E a nutricionista enfatizou que está com a proposta de "Desperdício zero" e ressalto: "Temos que ter conduta". Para isso foi proposto que o aluno se sirva, colocando só o que ele for consumir.

Ao chegar nas dúvidas mais frequentes dos alunos. Subitamente a luz do teatro se apaga. A multidão fica no escuro. Luzes de emergência ascendem-se. Mal iluminado o rosto dos alunos. Os professores acalmam a euforia. E a reunião continua o seu trajeto. Visando agilidade, selecionamos algumas das questões levantas, que foram respondidas mais ou menos da seguinte maneira:


Não tem repetição? Mas sobrou lanche!
Não tem repetição. O que existem são as "sobras" que são oferecidas aos alunos. Ou seja, quem estiver na fila para pegar essas "sobras" recebera algo a mais para comer. Mas o aluno não tem direito a dois lanches.

Porção dos lanches é sempre a mesma?
Sim, a quantidade de lanches é feita na proporção da quantidade de alunos.

Estou sem lanche, mas estou com vale!
Então temos um problema. Alguém pegou mais de um lanche, e você ficou sem.

Durante o lanche pode tomar suco, mas no almoço não, porque?
Porque os líquidos diminuem o poder de absorção de nutrientes do corpo, ao diluir o ácido digestivo. Fazendo a digestão demorar mais. E como os lanches são feitos em pequenas porções, ofertamos o suco, além ele ser um substituto de vitaminas, no caso daquelas pessoas que não comem as frutas.

Está última reposta ainda teve uma comparação ilustrativa. Em que a nutricionista utilizou-se de um saco plástico para representar o estomago dos alunos contendo um líquido de um rosado forte representando o ácido que permite a digestão dos alimentos. Ela então colocou um copo de água e mostrou que a cor antes escura, ficou clara, ressaltando assim a perda da eficiência digestiva ao beber líquidos durante a alimentação.

Essas postagens têm apenas propósito de arquivamento das ações decorridas ao longo deste ano letivo.

Essa postagem contém uma continuação. Para acessa-la, siga o seguinte link:
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